Gestor da Infraestrutura e Logistica (Sinfra), o secretário Marcelo Oliveira prometeu entregar o COT da UFMT e a avenida do Parque do Barbado até o final de novembro deste ano. A promessa foi feita na manhã desta segunda (9), após vistoria feita por técnicos da pasta nas duas obras da Copa, que ficam próximas ao bairro Jardim das Américas. Os técnicos fiscalizaram também a revitalização do córrego Mané Pinto, na avenida 8 de abril, que foi prometida para o fim de 2020.
Todas estas três obras são levadas pela empresa Engeglobal Construções, que é do empresário Robério Garcia, que é pai do suplente a deputado federal Fabio Garcia (DEM). Na vistoria, ele aproveitou para reclamar que foi perseguido pelo então governador Pedro Taques (PSDB) em relação ao andamento obras da Copa de Mundo de 2014. E que, após a entrada de um “governo sério” de Mauro Mendes, prometeu entregar as obras atrasadas.
A construtora de Robério prometeu entregar o Centro Oficial de Treinamento Professor João Batista Jaudy, o COT da UFMT, para o mês de dezembro. À reportagem recente do , sobre as obras atrasadas da Copa, a Sinfra disse que terminaria ainda em setembro. Com 94% de conclusão, a empresa trabalha no acabamento do centro, como pintura, esquadrias e janelas.
Após a inauguração, o COT da UFMT deve ser entregue a gestão da universidade. Salas de aulas também estão sendo construídas para serem usados pelos alunos do curso de educação física. "Vai ser entregue toda uma área de treinamento onde o Estado de Mato Grosso, a Secretária de Esporte e Lazer e a Universidade Federal de Mato Grosso podem preparar atletas olímpicos", disse o secretário.
Rodinei Crescêncio
Secretário Marcelo de Oliveira no COT da UFMT em vistoria com empreiteiro Robério Garcia
Já as obras da avenida do Parque do Barbado devem ser finalizadas em 20 de novembro e a inaguruação para o final do mesmo mês. Estimada em R$ 29,6 milhões, o projeto inclui o trecho entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) num total de 1,6 quilômetros. Segundo o superintendente de obras especiais da Sinfra, Edson Brasil, a parte de pavimentação já está praticamente concluída e a construtora trabalha na rotatória e na aduela.
Enquanto isso, uma das últimas obras responsáveis pela empresa é a revitalização do córrego Mané Pinto, na avenida 8 de abril, que deve ser entregue no final de 2020. Edson disse que, na época das chuvas, os trabalhos devem diminuir de ritmo. Atualmente, a construtora trabalha para revitalizar o fundo do canal e as fundações das rotatórias.
Além disso, Edson também apontou que a construtora também deverá interligar as casas a coleta de esgoto, que é despojado no córrego. A promessa é para que este trabalho termine no início do ano de 2020. Após a interligação, o esgoto será levado para um centro de tratamento.
Estas obras fazem parte de uma retomada, anunciada em abril deste ano, pelo governador Mauro Mendes (DEM). Na ocasião, ele prometeu entregar 114 obras atrasadas em todo o estado. Segundo o secretário, 80% delas já foram reiniciadas e, no final deste ano, algumas já serão entregues. “E os que ainda não foram iniciados se deram por problemas na planilha”, justificou o secretário.