17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Domingo, 29 de Novembro de 2020, 08:00 - A | A

Domingo, 29 de Novembro de 2020, 08h:00 - A | A

CAPACITAÇÃO

Curso de atendimento médico em traumas é realizado em Aripuanã

Redação

Cerca de 44 pessoas participaram, no final de semana, das aulas práticas do Curso ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma) e ATCN (Atendimento Avançado ao Trauma para Enfermeiros), de atendimento de traumas, oferecido pela Nexa aos profissionais da saúde, em Aripuanã-MT.

Desse total, 43% (19 profissionais) correspondem a equipe de saúde da rede pública regional, além de estudantes e técnicos de enfermagem como ouvintes e manequins (27%) na simulação de vítimas de traumas.

Durante o encontro, que ocorreu no Centro de Formação Profissional do Senai-MT, puderam conhecer, por meio de aulas práticas, os aspectos e simulações de atendimento do paciente traumatizado, além de aprimorar conceitos importantes de avaliação de forma prática e efetiva. 

Através de aulas teóricas e práticas, foram tratadas situações simuladas nas quais os profissionais puderam aprofundar suas competências e habilidades técnicas.

O curso teve início no dia 20 de outubro com as videoaulas, que foram acessadas pelos profissionais em formato digital. Todo conteúdo foi ministrado pela empresa Core Help, parceira da Nexa, responsável por selecionar e contratar instrutores capacitados.  

O curso, que possui certificação internacional, compreendeu todas as etapas do atendimento de emergência ao paciente, trazendo metodologias consideradas como referência na área. A carga horária oferecida foi de aproximadamente 20 horas.

A empresa contratada é chancelada pela American College of Surgeons (ACS), associação educacional de cirurgiões criada em 1913 para melhorar a qualidade do cuidado para o paciente cirúrgico, estabelecendo altos padrões para a educação e prática cirúrgica.

  O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, considera que a capacitação vai trazer melhorias nos atendimentos prestados à população aripuanense. “A capacitação, vai possibilitar uma avaliação mais rápida e precisa do estado clínico do paciente, seguindo protocolos bem definidos.

Além disso, deve reduzir a permanência do paciente na unidade hospitalar e agilizar a transferência para outras localidades para efetivação do tratamento”.

 Os treinamentos estão condicionados a execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, que encontra-se na fase de implantação.

Para controlar, mitigar e monitorar os impactos do empreendimento, a Licença de Instalação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em dezembro de 2018, estabeleceu uma série de ações através dos programas socioambientais e nas áreas de saúde e segurança sob influência do município.

 Sobre os cursos ATLS – do inglês Advanced Trauma Life Support foi criado pelo American College of Surgeons (ACS), em 1979. O curso foi trazido para o Brasil em 1989. Tem o objetivo de padronizar o atendimento ao paciente politraumatizado. É destinado para médicos de qualquer especialidade, mas é específico para cirurgiões devido à temática.  

ATCN – do inglês Advanced Trauma Care for Nurse, é um curso avançado de trauma organizado pela Society of Trauma Nurse (STN), nos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento no atendimento ao doente traumatizado. É ministrado em conjunto com o ATLS que conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (ACS).   


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image