Levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) aponta que Cuiabá tem uma média de 30 motoristas alcoolizados autuados por fim de semana. Para continuar a diminuir os números, a pasta tem intensificado as blitzes educativas e tem o reforço da volta da ‘Lei Seca’, que teve a sua 30ª edição do ano realizada no último domingo (22).
Só em Cuiabá, são autuados cerca de 30 motoristas alcoolizados por final de semana. Diante do alto índice, a Semob têm intensificado as blitzes educativas e retomado a campanha para adoção do motorista da rodada.
Durante esta semana, agentes estiveram em locais estratégicos, como a Praça Popular. A intenção é reforçar o entendimento da população e evitar que os números voltem a subir.
A Lei Seca retornou após decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que revogou a medida cautelar que determinava a suspensão do contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá e a empresa Rodando Legal Serviços e Transporte Rodoviário Ltda.
A 30ª edição da ‘Operação Lei Seca’, realizada no último domingo (22), na MT-040, km 07, sentido a Cuiabá, prendeu seis motoristas acusados de embriaguez ao volante, porte de drogas e por falta de habilitação.
As abordagens começaram às 16h e seguiram até 17h40. Do total de prisões, quatro foram por embriaguez ao volante, um por dirigir sem habilitação e um por porte de drogas.
Ainda no período, foram confeccionados 66 Autos de Infração de Trânsito (AITs). Foram recolhidas 18 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 30 veículos.
Entre os Autos de Infração de Trânsito (AITs), 17 foram por dirigir embriagado; dois, por se recusarem a realizar o teste de alcoolemia; 18, por irregularidades previstas no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (irregularidades no veículo, como falta de registro, transporte irregular de passageiro, falta de equipamento obrigatório, defeito no sistema de iluminação, etc); e 29 por motivos diversos.
A Semana Nacional do Trânsito acontece em todo o Brasil e foi criada para conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no tráfego e os índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.
O encerramento da ação acontece no dia 25, quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. O mês de setembro foi escolhido porque foi neste período que ocorreu a promulgação da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. A lei aumentou o rigor nas fiscalizações e substituiu a legislação antiga, de 1966.
Durante o período, agentes da Semob têm realizado palestras em empresas e unidades educacionais, além de blitzes educativas pela cidade. Antenor reforça que o trabalho é realizado ao longo de todo o ano, mas ganha reforço durante este mês por conta da data.
“Em todos esses trabalhos nosso objetivo principal é discutir e promover ações que tragam mais segurança aos cidadãos, ou seja, maneiras para fomentar uma cultura de paz no trânsito. Cuiabá tem avançado neste sentido, mas ainda temos o que melhorar muito. Para isso, nada melhor que a troca de conhecimento”, finaliza o secretário Antenor Figueiredo.