06 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Terça-feira, 03 de Novembro de 2020, 09:17 - A | A

Terça-feira, 03 de Novembro de 2020, 09h:17 - A | A

AUMENTO DE 10%

Crimes de ódio crescem em MT, aponta levantamento

Gazeta Digital

Dados divulgados pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), apontam que crimes de ódio motivados por preconceitos de raça, cor, etnia, religião e procedência nacional aumentaram em Mato Grosso.

 

O balanço considera o período entre os meses de janeiro a setembro tanto do ano de 2019 quanto de 2020. No último ano, crimes registrados como prática, indução ou incitação à discriminação foram notificados 48 vezes, número aproximadamente 10% menor do que as 53 ocorrências registradas neste ano.

 

Apesar do aumento em números gerais, para ocorrências de tortura em razão de discriminação racial ou religiosa diminuíram. Em 2019, foram três ocorrências, enquanto em 2020 foram dois casos. Os dados levam em consideração informações do Sistema de Registro de Ocorrências Online (SROP).

 

Conforme noticiado nesta semana pelo portal , Mato Grosso é líder nacional em registro de casos de racismo proporcional à população, conforme apontam dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o balanço nacional, ocorrências de injúria racial também aumentaram cerca de 15% no estado em relação ao último levantamento.

 

Realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o anuário leva em consideração o período entre os anos de 2018 e 2019. À reportagem, o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Manoel da Silva, revelou que há uma prática em ação de registrar crimes de racismo como injúria racial, como forma de atenuar de alguma maneira a penalização dos suspeitos.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image