Na busca de novas oportunidades de geração de renda e inclusão social aos trabalhadores que atuavam nos lixões e na coleta de material reciclável em Tangará da Serra, foi oficialmente criada em 12 de julho de 2007 a Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Os fundadores atuavam como catadoras e catadores desde 1988.
Um sonho que já existia em diferentes iniciativas do grupo e que foi formalizado há 15 anos como uma cooperativa, com a finalidade de associar catadores para promover a sustentabilidade econômica e a inclusão social dessas famílias. Essa iniciativa teve apoio de diversas entidades, entre elas a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Tangará da Serra (incubadora), e o próprio Poder Púbico, que se mobilizaram para junto com os catadores organizar a Coopertan.
A história dessa fundação, do apoio e do sonho de seus cooperados - pessoas que antes da formação da cooperativa, em sua maioria, atuavam nos lixões e na coleta de material reciclável para obter seu sustento - está sendo contada no livro ‘Memórias e histórias de vida de uma cooperativa’, lançado no último dia 16 de julho, oportunidade em que os cooperados e suas famílias se reuniram para comemorar a data.
“Uma satisfação enorme fazer parte da história da Coopertan”,
comemora a presidente da Coopertan, Eudesia Alves Soares,
ao agradecer todo o esforço e dedicação daqueles que há 15 anos formalizaram essa importante cooperativa, que além da promoção de novas oportunidades de geração de renda e inclusão social aos trabalhadores, tem importância ambiental.
“A palavra que sempre uso é gratidão. Gratidão a Deus por fazer parte dessa família e gratidão aos fundadores, pois, sem eles não existiria a Coopertan (….) que tem uma importância enorme, um trabalho reconhecido, que contribuí com o meio ambiente”.
Através de serviços de coleta seletiva, da reciclagem, da triagem, processamento e comercialização de materiais reaproveitáveis, a Coopertan agrega hoje 63 associados cooperados, divididos em trabalhos de coletores, motoristas, separação na esteira e diretoria.
-
MEMÓRIAS DA COOPERATIVA:
O livro foi produzido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ao longo do primeiro semestre deste ano e sua finalização realizada com apoio das cooperadas, que produziram as capas, através da oficina de produção de cartoneras.
A oficina Cartonera foi ofertada pela professora e organizadora do coletivo literário Curupira Cartonera, Flavia Krauss, um projeto de extensão de Letras da Universidade de Tangará da Serra, responsável pela coleta e transcrição dessas memórias.