05 de Outubro de 2024

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CIDADES Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022, 08:18 - A | A

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022, 08h:18 - A | A

CONSUMOS DA FAMÍLIA

Campanhas, clima de Natal e 13º são os trunfos do Comércio para vender mais neste final de ano

ENFOQUE BUSINESS

Apesar da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Mato Grosso registrar recuo em 2022 e os resultados da Black Friday confirmarem essa curva decrescente, o Comércio ainda aposta suas fichas num incremento das vendas neste final de ano.

Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), o 13º é um dos fatores que justificam esse otimismo. Em todo o Brasil, o 13º representará uma injeção de R$ 250 bilhões na economia e boa parte desse volume financeiro irrigará o Comércio durante o período natalino.

Além do 13º salário, os comerciantes tangaraenses apostam no próprio clima natalino e nas campanhas de Natal, como a Campanha “Natal de Verdade”, da própria ACITS, e a “Natal Premiado CDL”, que incentivam o consumo através de promoções e prêmios.


Nas vendas mais segmentadas – como eletroeletrônicos, vestuário e perfumaria – o otimismo leva a uma projeção de até 20% de alavancagem nas vendas.

Segundo a Assessoria da ACITS, os comerciantes associados à entidade creem num incremento de até 15% nas vendas gerais em relação ao ano passado. Nas vendas mais segmentadas – como eletroeletrônicos, vestuário e perfumaria – o otimismo leva a uma projeção de até 20% de alavancagem nas vendas em relação ao mesmo período de 2021.

Leia mais:  Natal: Comércio terá horário especial a partir deste sábado; Black Friday mais fraca freia expectativas
 

Ritmo de consumo

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), mostra que apesar dos recuos na ‘Intenção de Consumo das Famílias (ICF) verificados em outubro e novembro, houve um crescimento de 6,85% do índice no acumulado do ano, demostrando uma melhora no ritmo de consumo das famílias.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o crescente aumento do índice também contribui para a elevação da expectativa do empresário com relação à economia. “Entre os dez primeiros meses desse ano, apenas os últimos dois meses registraram variações negativas, o que demostra que o consumo e o volume de vendas seguem movimentando o comércio, em ritmo de crescimento para a economia local”.

Segundo análise do IPF-MT, o recuo mensal de -2,1% sobre setembro é reflexo da variação negativa tanto para as famílias que dizem receber até 10 salários-mínimos (-2,2%), quanto para as que recebem acima disso (-1,3%). No comparativo com outubro de 2021, observa-se um crescimento de 6,56%, confirmando, assim, a melhora na intenção de consumo frente aos recentes recuos da pesquisa.

 

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