14 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 10:38 - A | A

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 10h:38 - A | A

ESTUDO DE 120 DIAS

Câmara cria comissão para acompanhamento do clima e os efeitos na população cuiabana

Gazeta Digital

A Câmara de Cuiabá criou a Comissão Especial de Acompanhamento do Clima e seus efeitos na população cuiabana. Conforme a Resolução 109/2023, os trabalhos terão prazo de 120 dias, prorrogável por mais 120 dias, se necessário para a conclusão do estudo. Documento foi publicado na Gazeta Municipal de terça-feira (12).

 

A comissão será presidida pelo vereador Luis Cláudio (PP), tendo como relator o vereador Demilson Nogueira (PP). Os membros são os vereadores Sargento Joelson (PSB), Rogério Varanda (MDB), Maysa Leão (Republicanos) e Fellipe Corrêa (Cidadania).

 

Pedido de instalação da comissão partiu do vereador Luis Cláudio, que disse sobre a importância de discutir as formas de minimizar as ondas de calor, que estão elevando as temperaturas, neste ano, acima de 40ºC.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Uma audiência pública, em 1º dezembro, debateu o assunto com técnicos, representantes da sociedade civil organizada, instituições e universidades. 

 

Neste ano, a Capital passou por ondas de calor de 43º C, chegando a registrar a média da temperatura de 4°C a mais do que o comum. No mês de novembro, do dia 6 ao dia 18, as máximas foram acima dos 40º C.

 

"Ou seja, fator incomum para o período e que não tinha sido registrado antes. Foram 14 dias seguidos com máximas acima dos 40ºC, temperatura esta que nunca tinha sido registrada até 2009, em Cuiabá, nem nos meses historicamente mais quentes, como setembro e outubro", comentou Luis Cláudio.

 

Ele lembrou ainda que em outubro deste ano foi registrado 44,2º C de temperatura, assim sendo 2023 o mais quente da história de Cuiabá.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image