20 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 08:15 - A | A

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 08h:15 - A | A

OBRAS RETOMADAS

Brasil consome 56,6 milhões de caixas de calmantes e soníferos

Da Redação - Wesley Santiago
Olhar Direto

As obras do córrego Mané Pinto, localizado na avenida 8 de Abril, em Cuiabá, que estavam empacadas desde antes da Copa do Mundo de 2014, devem ganhar ritmo. A expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) é que os trabalhos sejam finalizados em até 15 meses.


Segundo o secretário Marcelo Padeiro, um termo foi homologado com a Justiça para que, a partir deste mês, a obra seja concluída. “São 15 meses de obra. Tem muitas coisas para se fazer. Coletor de tronco de esgoto, ligação domiciliar de esgoto, coleta. [O projeto] será tocado pela mesma empresa (Engeglobal). Na homologação, foi colocado o cronograma físico-financeiro. Sentamos com a empresa, fizemos a adequação de planilha e projetos, revisão, novo cronograma”.
 
O superintendente de obras especiais da Sinfra, Edson Brasil, disse que esta obra irá demorar um pouco mais de tempo, já que, como se trata de um córrego, na época das chuvas o ritmo terá que ser diminuído. Ele ainda fez questão de destacar que os trechos onde havia risco de desmoronamento, trabalhos emergenciais já foram realizados.
 
“Todos eles foram revitalizados. A frente de serviço atacada agora é a revitalização do fundo do canal, assim como a fundação das rotatórias, que terão laje de concreto. Nos próximos meses, a captação do esgoto será iniciada. Hoje, todo o esgoto é despejado no córrego. Do jeito que está andando a obra, todo esgoto será tratado até o início do ano que vem”, disse o superintendente.
 
Questionado se existe no projeto algum tipo de proteção para evitar a queda de pessoas e veículos no córrego, Edson Brasil afirmou que “não tem em toda a extensão. Próximo das rotatórias, nós vamos colocar a proteção na beirada do córrego. No decorrer dele ainda não foi pensado, mas é algo que pode ser discutido”.

Histórico
 
Parte integrante do pacote de obras da Copa do Mundo de 2014, a revitalização do Córrego Mané Pinto foi retomada pela Secid em 2016. Um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o órgão estadual, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e a empresa Engeglobal, estabeleceu que o trabalho deveria ter sido concluído no mesmo ano. Já em 2018, porém, o Estado rescindiu, unilateralmente, o contrato com a empreiteira, alegando o descumprimento das cláusulas contratuais.
 
O projeto abrange aproximadamente 3,5 quilômetros do córrego, onde devem ser executados os serviços de reforço das laterais, com calçadas largas para passagem de pedestre; repavimentação asfáltica em todo o prolongamento da avenida; implantação do coletor-tronco e do sistema coleta de esgoto. Também estão previstos os trabalhos de sinalizações e paisagismo.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image