25 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 10:04 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 10h:04 - A | A

JUÍNA

Biblioteca de (MT) vence Prêmio Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas e recebe 15 mil dólares

G1

O projeto Biblioteca Delivery de Juína, a 734 km de Cuiabá, desenvolvido durante a pandemia da Covid-19 em parceria com a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, é o único no país a vencer o Prêmio Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). A Biblioteca Municipal Professora Maria Santana vai receber 15 mil dólares que serão investidos no projeto.

Outros países como Espanha, Chile, Costa Rica, Colômbia e Equador também foram premiados.

A biblioteca delivery recebeu financiamento da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho e foi implementada logo no início da quarentena, assegurando a entrega de livros na casa dos leitores interessados – crianças, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais, seguindo os protocolos de segurança sanitária recomendados pela OMS.

A partir da sua implementação, todo acervo Biblioteca Pública Municipal e de todas as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino estão disponíveis em site na internet para a população que pode escolher um dos quase 30 mil livros disponíveis no acervo. No perímetro urbano o livro poderá ser entregue em casa, já na zona rural e indígena, os livros poderão ser retirados na própria biblioteca da comunidade em dia e hora marcada seguindo todas as regras de segurança para a não contaminação pelo vírus.

Na devolução dos livros, há um processo de desinfecção geral e, só depois, disponibilizado novamente para empréstimo.

O projeto contempla ainda pessoas com deficiência, sobretudo as com limitações visuais e locomotoras, seja pelo serviço de entrega em domicílio, seja pelo sistema de leitura falada. Os valores liberados pela Justiça garantiram a compra de dezenas de dispositivos para permitir a acessibilidade a pessoas cegas e surdas. Dentre os itens, destacam-se impressora em braile, sintetizadores de voz, tablets, leitores de livros digitais (e-readers), ampliadores eletrônicos (lupa mouse), lupas em régua e lupas manuais.

A lista inclui ainda diversos jogos de tabuleiro educativos, como jogo de dama-braile, baralho braile, xadrez-braile, dominó alfabetização braile, jogo da memória libras, alfabeto ilustrado libras e relógios em braile e em libras.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image