25 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 14:39 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 14h:39 - A | A

11° EDIÇÃO

Alunos da Escola Municipal de Cáceres conquistam terceiro lugar em Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

Redação

Estudantes do quinto ano da Escola Municipal Eduardo Benevides Lindote brilharam na 11ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada nos dias 7 e 8 de novembro em Cáceres, organizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Unemat (Ceicim/Unemat). Com o projeto inovador de fabricação de perfumes, shampoo, sabonetes, hidratantes e produtos de maquiagem usando plantas e flores, incorporando saberes étnico-raciais, os alunos conquistaram o terceiro lugar no evento.

O grupo de jovens pesquisadores, formado por Aline Cristine de Almeida, Cecília Gabriele de Campos Paro, Janderyel Henrick Santos Sonaque e Manuela dos Anjos Silva Nobokite, teve como orientadora a professora Maria do Carmo Silva, que ajudou a guiar o desenvolvimento e a aplicação dos conhecimentos na formulação dos produtos naturais.

“O trabalho, que une ciência e cultura, demonstrou o potencial criativo e o compromisso dos alunos com a inovação e o respeito às tradições culturais”, destacou a coordenadora pedagógica Rityelle Marques.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Para o diretor da escola, professor David Brandão, a premiação foi uma conquista significativa. “Esse terceiro lugar é motivo de grande orgulho para nossa escola e para todos que fazem parte da educação pública municipal. Os alunos se dedicaram muito, e essa conquista reflete o poder da educação quando aliada à valorização das culturas locais e ao desenvolvimento científico,” celebrou o diretor.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, também fez questão de parabenizar os alunos e destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo nossos alunos pela dedicação e pela criatividade no desenvolvimento do projeto. Essa conquista demonstra o talento de nossas crianças e adolescentes e fortalece nosso compromisso em investir em uma educação pública de qualidade, que forma não apenas alunos, mas futuros cientistas e pesquisadores”, afirmou o secretário.

Com a participação de 438 alunos de 7 a 17 anos, vindos de diversas cidades de Mato Grosso e Rondônia, a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal contou com 125 projetos nas mais variadas áreas do conhecimento. O evento, que teve o apoio de 60 professores orientadores e coorientadores, reafirmou a relevância da iniciação científica como meio de inspirar as novas gerações a explorarem e desenvolverem soluções para a sociedade.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image