15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 10:53 - A | A

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 10h:53 - A | A

EM BARRA DO GARÇAS

Adolescentes fazem caminhada ecológica para conscientização das nascentes

Gazeta Digital

No próximo sábado, dia 25 de novembro, a cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso, será palco de uma iniciativa inspiradora: a Caminhada Ecológica do Projeto de Revitalização do Córrego Fundo. O evento é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Araguaia em parceria com o Centro de Pesquisa do Pantanal, e conta com o apoio do Banco Bradesco S/A.

 Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A caminhada tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental da comunidade para a importância das nascentes na manutenção dos cursos d'água, como córregos, ribeirões e rios, na região do Vale do Araguaia. Além disso, busca destacar a relevância da água nos ciclos produtivos e de consumo.

 

O evento contará com a participação ativa do Projeto Agentes Mirins, um grupo de adolescentes coordenado pela Associação da Polícia Penal de Barra do Garças, além de alunos de escolas municipais e estaduais da cidade. A caminhada terá início às 07h30, saindo do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Barra do Garças, com um percurso de 2.500 metros ao longo do córrego Peixinho até a área de um nascedouro tributário do Córrego Fundo, área que o projeto esta atuando para restaurar.


"Despertar em jovens a noção geográfica de bacias hidrográficas e a importância das nascentes para o fortalecimento das atividades produtivas e da vida é fundamental para formar cidadãos com consciência ecológica e atitudes positivas", destaca Clodoaldo Queiroz, coordenador do projeto.

 

Durante a caminhada, os participantes terão a oportunidade de contribuir ativamente para a revitalização da região, plantando mudas de plantas nativas às margens do córrego. Essa ação simbólica representa um compromisso tangível com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos recursos hídricos locais.

 

O Projeto de Revitalização do Córrego Fundo não apenas visa restaurar o ecossistema local, mas também busca engajar a comunidade na proteção e conservação dos recursos naturais. A participação ativa dos jovens demonstra o potencial transformador das iniciativas que envolvem educação ambiental e práticas sustentáveis.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image