A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra realizou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma série de atividades relacionadas à preservação e consciência da fauna e da flora, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Os eventos começaram dia 30 de maio e foram encerrados neste domingo (05/06) às margens do Rio Sepotuba, onde o Rotary Club Tangará da Serra Centro promoveu mais uma edição do projeto “Salve o Rio Sepotuba”, que alcançou sua 16ª edição.
Colaboradores, entidades públicas e privadas retiraram das margens do rio mais de cinco toneladas de lixo. A novidade deste ano foi a participação da COPERTAN que recolheu o lixo e encaminhou para reciclagem. A ação de limpeza não foi realizada nos dois anos anteriores por conta das limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A abertura oficial e início da coleta foi feita na Estância Modelo e os participantes desceram o rio, de barco, recolhendo o lixo (principalmente plástico) que se prendeu nos galhos. A ação de limpeza percorreu o leito do rio até a Estância Amazonas.
O Rio Sepotuba é um dos principais afluentes do Paraguai e é formado por pequenos córregos que estão bem próximos a área urbana de Tangará da Serra (Estaca, Ararão, Russo e o próprio Queima-pé). Este último abastece a cidade com água potável. Preservar o Rio Sepotuba é muito importante pois a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra já se mobiliza para fazer ali a captação de água e reforçar o abastecimento da cidade.