Quando se busca qualidade, durabilidade e segurança para gramados, canteiros e áreas com terraplenagem e taludes, a hidrossemeadura é a tecnologia indicada para empreendimentos públicos e privados.
A tecnologia da hidrossemeadura também garante rapidez e economia para implantação de cobertura vegetal em solos desnudos em áreas urbanas, áreas empresariais (comércio, indústria e mineração) e infraestruturas de transporte rodoviário e ferroviário. É, também, solução para trabalhos com paisagismo.
Em Tangará da Serra, a empresa referência nessa novidade tecnológica é a Eco Verde Hidrossemeadura, com sede no Anel Viário André Antônio Maggi, Jardim Aeroporto.
Segundo o diretor-proprietário da Eco Verde, Henrique Pannebecker, a técnica permite a cobertura de solos com utilização de espécies vegetais de rápido crescimento, substituindo o uso de placas de gramas em taludes ou obras por aplicação de grama líquida por sistema de jateamento.
“O resultado é percebido na economia, na velocidade de implantação, na rapidez da germinação e do enraizamento e, também, no aspecto homogêneo que proporciona beleza estética”, explica Henrique. Ele acrescenta que a segurança é outro diferencial. “A hidrossemeadura elimina riscos de erosão do solo, contendo taludes e terrenos difíceis através da vegetação inserida”, complementa.
Técnica e vantagens
O processo de jateamento inclui um mix de até 15 variedades de sementes de espécies para contenção de erosões. É o que se chama de “grama líquida”, podendo conter variedades como Bermuda, Missioneira, São Carlos e Mato Grosso. A vegetação é aplicada pela técnica do “Mulch”, com fibra de madeira, cuja capacidade de retenção de água é evidentemente maior, na ordem de 2.200% ante a técnica convencional.
Quanto à economia e à velocidade de implantação, considera-se que um único caminhão com 8.000 litros de insumos para hidrossemeadura da Eco Verde equivale a setenta caminhões ‘truck’ de tapetes de grama.
A mão de obra especializada entrega a grama plantada com tempo de germinação acelerado, assegurando a qualidade e a durabilidade desejadas pelo cliente. O tempo de plantio ocorre à razão de 1.500 m²/dia com a hidrossemeadura, sendo que a mesma área levaria uma semana para plantio pelo sistema tradicional.
A técnica elimina, também, o desperdício. “Nesse processo, a grama líquida que é aplicada tem a semente peletizada, pré-adubada”, observa Henrique Pannebecker.
Estrutura
A Eco Verde é uma empresa que opera com a tecnologia ‘Verdetec’, de Brusque, estado de Santa Catarina. A estrutura operacional é dotada de equipamentos de última geração e equipe de profissionais criteriosamente treinados para a atividade.
O empresário Henrique Pannebecker oferece, além da hidrossemeadura, os trabalhos da Fort Terraplenagem, empresa com histórico exemplar em obras de grande porte em Tangará da Serra e toda a região Sudoeste de Mato Grosso.