A revolução que poderá ser o diesel verde (ou diesel renovável) nos mercados, o novo prêmio recebido pela Embrapa, outras notícias comentadas e entrevistas são os destaques da edição do Momento Agrícola deste sáb ado (17/12).
De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.
Diesel verde no horizonte
O Momento Agrícola deste sábado começa com um tema que deverá ser recorrente a partir de 2023 nos países produtores de soja e milho.
Os impactos do biodiesel e do diesel verde no mercado internacional foram o principal assunto durante missão técnica da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) nos Estados Unidos, semana passada.
A missão teve o acompanhamento de Ricardo Arioli, que destaca um atrativo em especial no diesel verde (ou diesel renovável), que pode ser produzido nas mesmas refinarias do diesel derivado de petróleo e usado em motores sem qualquer restrição ou mistura.
Arioli apresenta alguns números relacionados ao diesel renovável e fala da repercussão na economia, especialmente no milho e da soja destinados à produção do diesel renovável e a nova onda de consumo que se espalhará pelo mundo afora do inovador combustível. São bons ventos que sopram no Brasil, para o setor produtivo e para a economia.
Vale a pena ouvir, logo no início do primeiro bloco.
Bioestimulante
Ainda no primeiro bloco, o Momento Agrícola traz informações sobre o pacote tecnológico Pastomax, lançado em 2021 pela Embrapa Soja e BIOTROP e que venceu a 15° edição do prêmio Crop Science Awards 2022, na categoria Melhor Novo Bioestimulante.
A competição é uma iniciativa da S&P Global, empresa que atua no mercado de dados e análises financeiras, com o apoio da revista Chemical Week.
A premiação, que reconhece a inovação de iniciativas científicas e tecnológicas da indústria global de proteção de cultivos e mercados de produção, recebeu aproximadamente 100 inscrições de indústrias do agronegócio mundial em 11 categorias de premiação.
Outros
Além de outras notícias comentadas no primeiro bloco, o Momento Agrícola traz em seus blocos subsequentes as tradicionais entrevistas.
Os temas abordados são “Anomalia e Quebramento da Soja”, com Auster Farias, da Embrapa; “A Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso”, com César Miranda, e “Pedro Lupion na Presidência da FPA”.