O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) anunciou nesta segunda-feira (14/11) a instalação de um novo sistema de abastecimento de água na Gleba Triângulo, comunidade rural localizada a cerca de 50 quilômetros da sede do município de Tangará da Serra.
A comunidade, que tem aproximadamente 200 famílias em sua área urbana, sofre já há muito tempo com restrição no fornecimento. Pois, no último sábado (12/11), com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Faissal Calil (CIDADANIA) e operação da METAMAT, foi perfurado um poço artesiano na localidade.
Conforme o diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, o poço atingiu a profundidade de 260 metros e tem vazão de 20 metros cúbicos por hora. “É uma boa vazão. Semelhante aos bons poços que temos aqui na região de Tangará da Serra”, comemorou o diretor da autarquia. O poço foi perfurado na área onde foi instalada recentemente uma caixa d’água de 100 mil litros (retirada da Vila Nazaré).
Até então abastecida com água extraída de uma mina existente nas proximidades, a comunidade sofre com a insuficiência do manancial para suprir a demanda, especialmente no período de seca. Agora, com o poço artesiano, a distribuição de água deve se manter dentro da normalidade durante o ano todo.O diretor do SAMAE, Heliton Oliveira, anunciou que fará um trabalho específico para eliminar ligações clandestinas e assim disponibilizar água de qualidade e em quantidade suficiente para quem contratar os serviços. Heliton acrescentou que já está licitando a aquisição dos equipamentos para interligar o poço ao sistema de distribuição.