19 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 10:50 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 10h:50 - A | A

MOMENTO AGRÍCOLA

Chuvarada no Sul, seca no MT, visita chinesa e entrevistas são destaques

Redação

As principais notícias da semana ligadas ao Agro, as péssimas condições de plantio e desenvolvimento da soja no Sul e no Centro Oeste; a visita ao Mato Grosso das chinesas da WRI, o ONG que desenvolve protocolos de emissões e de sequestro de Carbono, outras várias informações e blocos de entrevistas são os destaques da edição do Momento Agrícola desse sábado, dia 18 de novembro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Gangorra climática

A preocupação dos produtores de todo o Brasil com o clima é o assunto inicial do Momento Agrícola deste sábado (18). Enquanto no Centro Oeste os produtores rezam para chover, no Sul os produtores fazem promessa para parar a chuvarada.

Se no Sul o excesso de chuvas causa estresse no solo em razão do excesso de água que não é absorvido e as enxurradas que levam embora a palhada e a camada fértil, no Centro Oeste o solo fica tórrido e as plantas secam por estresse hídrico.

Ricardo Arioli comenta sobre essa gangorra climática logo no início do primeiro bloco do programa.

Mudança de pecepção

Além do fator clima, o Momento Agrícola traz notícias comentadas da semana, como a visita ao Mato Grosso, essa semana, das chinesas da WRI, a ONG que desenvolve protocolos de emissões e de sequestro de carbono. Na oportunidade, a representação chinesa conheceu a realidade do Agro local, a conservação das reservas, os cuidados com embalagens de agroquímicos e a força da produção. “Esperavam ver a floresta destruída, mas viram produção, conservação e produtores comprometidos com sustentabilidade… Essa mudança de pensamento e de percepção não tem preço”, observa Ricardo Arioli.

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola deste sábado traz blocos de entrevistas com os assuntos relacionados à visita à Fundação Rio Verde, com Rodrigo Pasqualli, e “Os Sistemas Integrados na Seca”, com Flávio Wruck, da Embrapa.

Para ouvir o Momento Agrícola na Íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image