16 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 11:32 - A | A

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 11h:32 - A | A

EM GUARULHOS

Auditores apreendem 100kg de produtos agro

Agrolink

Auditores fiscais federais agropecuários apreenderam cerca de 100 quilos de produtos de origem animal e vegetal no aeroporto de Guarulhos (SP) devido à identificação, com o auxílio de cães farejadores, de bagagens de passageiros vindos de voos internacionais, incluindo Lisboa, Portugal, e Adis Abeba, Etiópia. Entre os itens apreendidos estavam embutidos, como presunto, bacon e jámon, proibidos devido à emergência mundial da peste suína africana. O Brasil está livre da doença desde 1984, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além dos embutidos, a lista de apreensões no aeroporto de Guarulhos inclui queijos, pescados como bacalhau in natura, sementes e raízes, todos proibidos de entrar no país. A fiscalização, conduzida para garantir a segurança alimentar, prevenir a introdução de substâncias prejudiciais à saúde pública e proteger a agricultura nacional contra doenças e pragas, foi explicada pelo auditor agropecuário Montemar Shoussuke Onishi, participante da operação.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Meg e Vamp são os cães farejadores do aeroporto de Guarulhos, participando das ações da semana. Treinados desde filhotes no Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) em Brasília, eles passam por testes de faros e outras habilidades antes de se juntarem aos auditores na equipe "K9". Os cães, considerados o melhor amigo do homem, desempenham um papel essencial nas fiscalizações do aeroporto, mostrando agilidade, técnica e precisão. Os itens apreendidos serão incinerados, e os passageiros associados às mercadorias podem receber multas por violação da legislação.

"Os cães domésticos são considerados o melhor amigo do homem. Aqui, no nosso trabalho do dia a dia do aeroporto não é diferente. Os animais nos apoiam nas fiscalizações e nos surpreendem em agilidade, técnica e precisão", acrescenta Montemar.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image