? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

09/11/2018 18:38 radio pioneira

Tangará: Dia de campo mostra as possibilidades através da cultura da mandioca

Acontece nesta sexta-feira (09) o dia de campo sobre a cultura da mandioca. O evento acontecerá no Assentamento Antônio Conselheiro, na Serra dos Palmares, região dos 40 lotes. O evento é uma realização da Associação dos Produtores Rurais Nova Conquista e tem apoio da A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) e da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Eliel Ferreira Porto, um dos responsáveis pelo evento, destaca que a cultura da mandioca já foi maior em Tangará da Serra. Embora tenha diminuído, ela ainda é considerada grande no município.

“Temos como objetivo realizar esse grande dia de campo para divulgar as ações, experimentos, as tecnologias para essa cultura. Tangará já foi uma grande produtora de mandioca e não deixa de ser. Nós já tivemos mais de 500 hectares de mandioca, época em que a Gleba Triângulo plantava muita mandioca. Ainda plantam lá e a gente tem um levantamento prévio que reúne um hectare daqui,outro dali e nós temos hoje cerca de 250 hectares desse produto. Então, tem uma produção muito grande, além do que uma oferta desse rico alimento não só aqui para Tangará, mas para outros municípios ao redor e até Cuiabá, que é uma grande consumidora desse produto”, afirmou, ao frisar que variedades do alimento também serão apresentadas ao público presente.

“Nesse dia de campo será demonstrado doze variedades de mandioca que estão ali plantadas. Às vezes, é comum a gente ter uma variedade que a gente chama em determinado local por um nome e em outra localidade se conhece a mesma variedade por outro nome. Porque são todas variedades tradicionais e dentre essas doze variedades que vamos apresentar, temos três biofortificadas, que são materiais que têm potencial maior de concentrar alguns minerais, entre eles ferro e zinco. O objetivo com essas variedade é a gente apresentar inclusive para ser inserido na alimentação escolar”, destaca.

Gabrielle Pinheiro Lopes, nutricionista da Empaer, ressalta que no Dia de Campo serão mostrados ao público pratos que vão além da tradicional mandioca cozida. Dentre as novidades e possibilidades culinárias tendo como matéria-prima a mandioca, estão sobremesas, como brigadeiro e até pudim.

“Esse dia de campo da mandioca, além de ser uma oportunidade para os produtores aprenderem a produzir e qual a melhor forma de plantio da mandioca, a gente também vai estar demonstrando como esse alimento pode ser utilizado na culinária. Muita gente acha às vezes que a mandioca deve ser consumida na forma cozida, mas ela pode ser consumida de várias formas, inclusive sobremesa. A gente vai estar apresentando algumas receitas como brigadeiro, beijinho de mandioca, pudim de mandioca, bolo de mandioca e pão de mandioca também”, descreveu, ao destacar o quanto a mandioca é saudável e rica do ponto de vista nutritivo, desde que seja consumida de forma adequada.

“A mandioca é, como costumo dizer, a porção de carboidrato da nossa refeição. Então, os nutricionistas não aconselham você consumir mandioca junto com outra fonte de carboidrato como arroz, macarrão, batata, inhame. Todos esses alimentos são fontes de carboidrato. Então, se você está consumindo mandioca, é bom diminuir a quantidade do arroz, do macarrão ou de outras fontes como a batata, batata doce também, ou colocar um pouquinho de cada. A recomendação é que pode ser consumido diariamente, mas verificando essa condição de não juntar muitos alimentos fontes de carboidrato numa refeição só”, pontuou, ao reforçar o convite para todos.

“A mandioca é sim um alimento saudável, principalmente se ela for consumida na sua forma cozida ao invés de frita. Ela frita fica um pouco mais calórica por conta da gordura, mas sim, é um alimento saudável, fonte de carboidratos e fontes de vitaminas também (...). A gente vem reforçando esse convite que não é só para os homens, a gente faz o convite para a família toda, porque realmente a gente espera a presença das mulheres para estarem participando desse momento, dessa parte da questão da culinária”, concluiu.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo