? ºC Tangará da Serra - MT

Última Hora

09/11/2018 18:31 radio pioneira

Dia Estadual da Mamografia: Em Tangará, cerca de 30 exames são realizados por dia

Hoje (09), é comemorado o Dia Estadual da Mamografia. A data foi instituída por meio da lei estadual Nº Lei nº 9.305/10. Atualmente, o município de Tangará da Serra, por meio dos serviços de saúde pública, conta com aparelho de mamografia. O equipamento está localizado no Centro de Imagem de Tangará da Serra, uma sala que está localizada ao lado do Posto Central.

“Nós criamos uma sala onde tem raio-X, tem mamografia e ficou o Centro de Imagem de Tangará da Serra. Essa sala funciona ao lado do Posto Central. Nós também contratamos uma empresa de São Paulo para fazer a leitura dos laudos. Então, quando a gente encaminha a mamografia para São Paulo, se for um caso que já precisa ir atrás da pessoa para começar o tratamento, imediatamente esse médico de São Paulo, que é um médico legista, já nos procura, liga para o próprio médico que fez o pedido dessa mamografia já para iniciar o tratamento. Nos demais casos, em torno de 5 a 7 dias já temos o resultado”. disse Itamar Bomfim, secretário municipal de saúde.

Segundo Itamar, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Tangará da Serra realiza atualmente entre 20 a 30 mamografias por dia. O secretário destaca que além das mulheres tangaraenses, mulheres de municípios da região também são atendidas pelo município.

“Nós até atendemos as mulheres que estão abaixo da faixa etária do Ministério da Saúde e também mulheres de alguns municípios da região que já vem para Tangará da Serra. Nós somos referência hoje para Diamantino, Alto Paraguai, Nova Maringá, alguns municípios próximos como Arenápolis, Porto Estrela e aos poucos esses municípios vem também”, afirmou.

Em mutirão realizado recentemente na cidade, dentro da programação do Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, 60 mamografias foram feitas. Bomfim manifestou felicidade pela melhora nos serviços oferecidos à população, que podem agilizar tratamentos e salvar vidas.

“A gente está muito feliz porque nós temos dado essa resposta à nossa sociedade, conseguindo iniciar os tratamentos dos possíveis cânceres de mama mais cedo. Isso também leva a um diagnóstico mais rápido e consequentemente à sua cura. Então, nesse dia, gostaria de felicitar a todos de Mato Grosso por essa grande data e nós, de Tangará da Serra, estamos muito felizes por ter conseguido sanar esse grande problema”, concluiu.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo