? ºC Tangará da Serra - MT

Destaque 2

14/06/2018 13:55 Prefeitura Cuiabá

Relatório de gestão demonstra ampliação nos investimentos da saúde em 2018

Após fechar o ano de 2017 com quase 30% das Receitas Correntes aplicados na Saúde Pública, Várzea Grande volta a ampliar o volume para essa área considerada essencial, tanto que no primeiro quadrimestre de 2018, os repasses atingiram R$ 49.823,4 milhões ante R$ 41.701,8 milhões arrecadados nos quatro primeiros meses do ano passado, um aumento de 19,47% comparativamente.

Este foi um dos principais argumentos utilizados pelo secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes durante a audiência pública para apresentar o balanço municipal com a execução financeira e o relatório das atividades do setor, apresentado aos vereadores conforme a Lei Federal nº 141/2012, que trata sobre os valores mínimos a serem aplicados pela União, Estados e Municípios em ações e serviços públicos de Saúde.

A previsão orçamentária anual da Saúde em Várzea Grande é de R$ 141 milhões.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, explica que do total aplicado e que soma R$ 49,823,4 milhões arrecadados, R$ 24.657.2 milhões são de recursos próprios da arrecadação municipal demonstrando o compromisso da prefeita Lucimar Sacre de Campos com o setor, que juntamente com a Educação, Obras, Social e Segurança norteiam as principais ações da administração municipal.

Entre os destaques do relatório, estão os investimentos no setor de alta tecnologia, na garantia de exames de imagem e laboratório da média e alta complexidade. Foram investidos em equipamentos médicos hospitalares, mobiliários em geral e equipamentos de informática R$ 2,5 milhões provenientes de emendas parlamentares e cerca de R$ 420 mil de contrapartida do município. O secretário lembrou que parte destes recursos ficaram paralisados desde 2002.

“Neste quadrimestre, investimos mais em setores que ainda não haviam sido contemplados visando melhorar a qualidade no atendimento, com equipamentos de última geração em exames de imagem. Ano passado focamos nas reformas, abertura de novos serviços, na rede física. E agora com a reorganização da Rede de Serviços estamos focados na resolutividade dos atendimentos com mais eficiência e segurança, no suporte ao atendimento médico. Por exemplo temos no Pronto Socorro exames de ressonância magnética e equipamentos que garantem o diagnóstico preciso, rápido e necessário para que os médicos possam fazer um tratamento e precisão e ampliem as chances de salvar vidas, sem precisar transferir o paciente para outras unidades”.

Outro destaque apontado no relatório, foi o grande número de atendimentos realizados entre os meses de janeiro a abril nas unidades de Atenção Secundária como as cinco Policlínicas, Centro de Especialidades Médica e a UPA IPASE. Neste período foram realizados 94.277 atendimentos. Destes somente na UPA IPASE foram 57.489 atendimentos.

Para Diógenes Marcondes a unidade obteve a credibilidade dos usuários na solução de seus problemas, por isso da alta procura e principalmente a resolutividade das enfermidades.

“A UPA IPASE foi considerada pelo Ministério da Saúde como referência Nacional no atendimento e resolutividade, o que vem garantindo uma assistência de qualidade e compromissada com todas as pessoas que a procuram”, destacou Diógenes Marcondes.

Outro ponto positivo, que é reflexo já da reorganização da Rede de Serviços e o aumento da oferta, são os números do Hospital e Pronto Socorro.  “A unidade hospitalar neste primeiro quadrimestre obteve 40.473 atendimentos ambulatoriais, que corresponde uma média de 337 atendimentos pacientes/dia. No mesmo período do ano passado foram 45.148 atendimentos, apresentando uma redução de 4.675 atendimentos, que elevava a média para 360 pessoas/dia. Essa redução é devido a otimização dos serviços prestados na rede de saúde pública principalmente na UPA IPASE, o que evitou internações desnecessárias no Hospital Pronto Socorro que é uma unidade de Urgência e Emergência, fora os serviços da Atenção Primária que foram reorganizados e têm apresentado bons resultados na saúde preventiva”

Já na Saúde Bucal, houve avanços nos atendimentos, após a inauguração no mês de abril passado, do Centro Odontológico “Joaquim Mendes de Carvalho. Neste quadrimestre os atendimentos realizados somaram 15.758 atendimentos na Atenção Primária e Secundária da Saúde Bucal. Estes atendimentos foram realizados nos quatro Centros de Saúde; 6 unidades de Equipes Saúde da Família, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CRAS), Centro de Ressocialização (Cadeia Pública), 5 Clínicas de Atenção Primária, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CTA), na UPA IPASE, Hospital Pronto Socorro e na mais recente unidade, o Centro Odontológico.

“Aumentamos os locais de atendimentos em procedimentos da Atenção Primária em Saúde Bucal, para que os munícipes sejam atendidos mais próximos de suas casas. A porta de entrada para estes atendimentos são as unidades básicas. Lembrando que temos duas unidades atendendo 24 horas em Saúde Bucal, no Hospital Pronto Socorro e UPA IPASE. O Centro Odontológico funciona por meio de regulação, onde o paciente tem tratamento integral. Outro dado importante é que o Centro Odontológico, funcionando desde o dia 10 de maio já realizou 3.703 atendimentos, sendo que destes 45%, correspondem ao tratamento completo e finalizado. O que significa que a saúde pública de Várzea Grande desenvolve um gerenciamento diferente, humanizado, dinâmico com enfoque no atendimento de pessoas que são usuárias do Sistema Público de Saúde do município”, explicou Diógenes Marcondes.

A prestação de contas abordou questões orçamentárias, a gestão de custos, auditorias, ouvidoria, indicadores de saúde e hospitalares, além dos serviços prestados. As despesas empenhadas neste quadrimestre correspondem aproximadamente 52% do orçamento anual, que são de despesas de caráter contínuo e que foram empenhados no início do ano para suprir as necessidades da secretaria no decorrer do exercício de 2018.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo