? ºC Tangará da Serra - MT

Curiosidades

14/06/2018 14:27 OLHAR Conceito

Especialista da Unicamp vem a Cuiabá para encontro que discutirá a doença celíaca

Um encontro para discutir a doença celíaca e a proteção às crianças vítimas dela acontece em Cuiabá nesta sexta-feira (15) e sábado (16), e conta com a vinda da professora doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Flávia Anastácio de Paula.


Esta é a terceira vez que o encontro é realizado na capital mato-grossense. De acordo com a assessoria, o objetivo é divulgar informações básicas sobre a realidade cotidiana do celíaco e suas implicâncias, principalmente para as crianças e escolas, já que é uma doença grave e há dificuldade no diagnóstico.


A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo. Estima-se que essa doença atinja um a cada 250 brasileiros que, quando consomem glúten, podem ter  diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.


O evento começa na sexta-feira (15), a partir das 18h, com uma roda de conversa sobre os "Relatos e debates sobre o atendimento a criança celíaca em Cuiabá". Já no sábado, (16), a partir das 8h, haverá a palestra sobre "O cotidiano da criança celíaca na escola: adaptações arquitetônicas, metodológicas, e atitudinais".


A palestra será ministrada pela professora doutora Flávia Anastácio de Paula, que possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Escolar. Atualmente, ela atua como professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Em paralelo à palestra, haverá a "sessão pôster", a partir das 10h, em serão apresentadas pesquisa, relatos e experiências relacionadas ao atendimento da criança celíaca ou com necessidades alimentares especiais na escola.


O 3º encontro de Celíacos de Cuiabá acontece na Escola Master, localizada no Boa Esperança, em Cuiabá. As inscrições poderão ser feitas no site do evento. Outras informações  podem ser obtidas no telefone 9619-0396 da coordenadora do evento, Silvia Cavalcante Jacev.


Redes Sociais

Titulo fixo

Jornal Tangará Online

Avenida Historiador RUBENS DE MENDONÇA EDF - OFFICE TOWER -SALAS 1001 E 1002 Cuiabá MT
Fone (65) 3052-6030
E-mail: redacao@tangaraonline.com.br

EMC-Empresa Milas de Comunicação 
CNPJ 10.935.231/0001-40
e-mail :maykommilas@gmail.com

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo