16 de Julho de 2019

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 16h:25 - A | A

Reunião técnica debate estratégias para aprimorar o atendimento ao agricultor familiar

image

A diretoria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza nesta quinta e sexta-feira (04 e 05.04), uma reunião com os coordenadores regionais para tratar de assuntos técnicos, administrativos e financeiros. A reunião aborda a definição de metas regionais e o trabalho a ser executado até o final de 2019, na operacionalização de 133 escritórios locais, nove regionais, seis campos experimentais, quatro viveiros de produção e um núcleo de laboratórios. A reunião será na sala de reuniões da Empaer, em Cuiabá, no bairro Boa Esperança.

Durante a abertura da reunião, o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, lembrou o trabalho que executou como técnico agrícola, levando informações e tecnologias para o agricultor familiar. Afirmou que hoje, como presidente, sabe da importância do extensionista para a agricultura, e pediu aos supervisores regionais que trabalhem com resultado e qualidade no atendimento ao homem do campo. “Os resultados dos trabalhos de pesquisa e Ater têm como finalidade gerar conhecimento e tecnologia para a agricultura com a intenção de fomentar e diversificar a produção no Estado”, ressalta.

Loffi esclareceu que a reunião é necessária para definir estratégias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pesquisa e fomento com objetivo de garantir o atendimento das demandas dos agricultores familiares. Ele também lembrou que a Empaer é uma empresa vinculada a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), e que todos os programas serão executados em parceria, principalmente os relacionadas as cadeias produtivas.

A diretora de Ater e Pesquisa da Empaer, Selma Morais, destacou que na reunião está sendo apresentado o cenário atual e discutidas as perspectivas da empresa com debates sobre planejamento, orçamento, estrutura organizacional, programas, projetos e outros. “O objetivo dessa reunião é a integração entre os regionais, coordenadores com a finalidade de planejar as ações e tratar de assuntos técnicos e administrativos”, salienta.

Durante dois dias os técnicos vão apresentar as parcerias e propostas para captação de recursos com prioridade nas cadeias produtivas. Participam da reunião a diretora de Administração Sistêmica, Flávia de Souza Almeida, coordenador de Ater, Osmano de Freitas Silva, coordenador de pesquisa, Wininton Mendes da Silva, gerentes e demais servidores.

Atuação em 2018

No ano de 2018 foram atendidos 52.815 agricultores familiares entre mulheres rurais, indígenas, quilombolas e jovens rurais em 133 municípios de Mato Grosso. Foram financiados recursos para agricultores na ordem de R$ 52,7 milhões nas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras linhas de crédito.

A empresa formalizou parcerias com as prefeituras de 72 municípios, com acordos de cooperação, possibilitando melhores condições para manutenção das unidades operacionais municipais para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A Empaer oferece aos agricultores familiares os serviços Ater, pesquisa, validação e transferência de tecnologia, fomento agropecuário, divulgação de políticas públicas, capacitação de agricultores e agricultoras, elaboração de projetos de crédito rural, estímulo à organização rural, apoio às agroindústrias familiares e a comercialização (Programas: PAA, PNAE), desenvolvimento de cadeias produtivas, segurança e soberania alimentar, saneamento básico e saúde da família, conservação e preservação do meio ambiente, desenvolvimento do turismo rural e análises laboratoriais.

Imprimir





ENQUETE

VEJA MAIS

Você é contra ou a favor ao novo decreto do porte de armas?

PARCIAL

(65) 3052-6030

redacaocopopular1@gmail.com admcopopular1@gmail.com financeiro@copopular.com.br

image